25 outubro, 2012

Enquadramento

Enquadramento está muito ligado ao formato.

A nossa visão é horizontal. O motivo principal de uma imagem tem o efeito de dividir o espaço. Ao dar ao espectador uma rota a seguir com o olhar, podemos estimular o efeito de movimento numa imagem: o espectador "caminha" através dela. Trata-se de um mecanismo poderoso.

FORMATO HORIZONTAL:

Pensar sempre no formato, no equipamento, no ponto de observação e tema fotográfico.

A distância focal no formato horizontal não é tão significativa.


FORMATO VERTICAL:
Grande Distância focal, abrangendo um menor ângulo de visão.
Ponto de observação elevado.

Os elementos visuais que se pretendem destacar devem ser colocados na parte inferior do espaço bidimensional.

Elementos visuais com características naturais, altos e alongados.


FORMATO QUADRADO:
Usado, com bons resultados, quando a simplicidade da imagens se pretende realçar.
É a menor expressão.
Imagens com poucos elementos visuais. Minimalistas. Imagens abstractas e com reflexos. Reflexos é uma simetria, que pode ser usada em perspectiva.



FORMATO PANORÂMICO:
Este formato deve mostrar pormenores em todas extensão.Primeiros planos fortes.
Sensação de proximidade.

Construir a imagem especialmente a partir do lado esquerdo. começar a ler/a observar sempre da esquerda para a direita.

Ponto de observação baixo para este formato, NÃO deve ser usado.
Tirar várias fotos verticais. A luz .

É necessário alterar a tempo para que a nitidez seja semelhante. Provocado pelas sombras. A abertura não pode ser alterada porque alteraria a profundidade de campo.
O plano baixo não resulta, porque nos arriscaríamos a ter logo no 1.º plano todo o ponto de interesse e acabar por diminuir o impacto do segundo plano.

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