Há diferenças subtis mas significativas entre uma imagem dividida em terços e em "zona de ouro". Dividida em terços, o equilíbrio é um pouco precário e mais dinâmica. As proporções com "zonas de ouro" aproximam o motivo principal um pouco mais do centro, resultando em maior equilíbrio e estabilidade.
ZONAS DE OURO |
TERÇOS DE OURO |
Composição
Espaço, movimento, direcção e sentido.Representação do espaço bidimensional. Noção de espaço.
Começamos por dividir um plano, que na sua forma simples, seria representado por uma linha vertical e outra horizontal, formando-se …
Tensão – emoção
"A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade..." (Henri Cartier-Bresson)
Composição fotográfica é a seleção e o arranjo agradáveis dos assuntos dentro da área a ser fotografada.
"Fotografia é uma arte e é assim que deve ser encarada".
O que torna uma fotografia mais atraente do que a outra?
MÉTODOS PRÁTICOS:
Experimentar olhar para a cena com os olhos meios fechados, pois tal desfoca a imagem e ajuda a reduzir o detalhe. Revelando a forma geral. Ou tirar os óculos - Quanto menos nitidamente vê, mais fácil se torna discernir uma composição. Dar a ideia de movimento - a sensação de espaço e de movimento numa imagem está intimamente ligada à apresentação da perspectiva - à forma como o espaço tridimensional é representado. Paralelas convergentes: linhas de perspectiva que convergem para encontrarem num ponto único do horizonte. Pode-se usar padrões repetidos como folhas ou árvores e colunas de tamanho semelhante.Paralelas convergentes |
O olhar do espectador//proporção e ângulo uma estrada que serpenteia pela paisagem ou espiral de luzes de luzes num fundo liso, por exemplo, guiarão o olhar do espectador através da imagem. Carros em velocidade - o ângulo com que um movimento atravessa a imagem possui um peso fundamental.
O ponto de fuga é a representação do Infinito sobre o plano.
Este é um recurso que encontramos na chamada perspectiva linear.
Trabalhar com planos de imagens - processo de transferência do espaço tridimensional para a superfície plana do sensor da câmara, a profundidade da cena é traduzida em planos de imagem.
Análise de imagens - Recorrer ao vocabulário visual básica de linhas, molduras e áreas em branco, o qual o ajuda a organizar o espaço.
Composição e cor - As cores parecem dar uma 3.ª dimensão a uma imagem bidimensional. Ao tratar as cores como motivos e ao ignorar a substância dos objectos na imagem, aperfeiçoaremos a sua apreciação da cor.
Cor = intertextualidade significado que têm para os espectadores A pedra angular do domínio da fotografia é a capacidade de ver para além da situação imediata ou do espaço ao nosso alcance.
Composição no local
Experimente todos os pontos de observação que consiga alcançar; aninhe-se para um ângulo baixo, e se possível, suba também a um ponto mais alto. - Procure ângulos diferentes - não se limite apenas aos horizontes e verticais. - Utilize apenas uma regulação de zoom durante algum tempo, pois isso força-o a deslocar-se para fazer com que a composição resulte. - Varie a sua exposição, para em condições luminosas, realçar diferentes partes da cena, alterando como tal a sua composição.
Experimente todos os pontos de observação que consiga alcançar; aninhe-se para um ângulo baixo, e se possível, suba também a um ponto mais alto. - Procure ângulos diferentes - não se limite apenas aos horizontes e verticais. - Utilize apenas uma regulação de zoom durante algum tempo, pois isso força-o a deslocar-se para fazer com que a composição resulte. - Varie a sua exposição, para em condições luminosas, realçar diferentes partes da cena, alterando como tal a sua composição.
Sem comentários:
Enviar um comentário