17 outubro, 2012

Fotografia de paisagem

Se eventualmente interessar a alguém, algumas dicas, muito gerais, para fotografar paisagens:

1 - Antes de tudo o mais seleccionar, de entre toda a cena que os nossos olhos vislumbram, a parte a registar na fotografia. Tomar em atenção elementos da paisagem que possam sobressair positiva ou negativamente e ponderar sobre a sua inclusão ou não. Tb a presença ou ausência de um
elemento em primeiro plano poderá ser importante para melhor transmitir a ideia subjacente à imagem.

2 - Tentar, na medida do possivel, não fazer uma divisão 50/50 do fotograma entre céu/terra ou água. Se o céu apresentar fortes motivos de interesse "dar" 2/3 para o céu e o restante para terra ou água, ou vice-versa, no caso de o céu se apresentar desinteressante. Ter alguma atenção nas regras básicas de composição e colocação de elementos em fotografia, que, não sendo para serem cumpridas sempre, tb não deverão ser desprezadas. No caso de horizontes fortemente vincados (e não só) o nivelamento é fundamental.

3 - A grande angular parece-me ser a lente mais adequada a este tipo de fotografia. Tentar utilizar uma abertura o mais fechada possivel dentro da gama óptima de utilização da lente (f11 - f16, por exemplo) de modo a se obter uma maior profundidade de campo, possibilitando ter elementos em foco nos vários planos. 

4 - Porque na maior parte das vezes há diferenças muito acentuadas de luminosidade entre o primeiro e segunda plano, o recurso à utilização de filtros parece-me fundamental. Assim, uma colecção de filtros ND é material a nos acompanhar sempre. Além de tudo o mais, possibitam "brincar" com as velocidades o que poderá enriquecer as imagems a obter.

5 - Tripé, fundamental, principalmente com a utilização de filtros e velocidades mais baixas.

Não se esqueçam que cada caso é um caso, e, tendo presente as regras gerais, deverá ser pensado de forma individual!

Divirtam-se! António Miguel Lucena

Sem comentários: